Duas décadas de imagens contando a aventura da Tribo. Clique nas figuras e (com sorte) você as verá maiores.

terça-feira, 20 de julho de 2010

Oitava Edição - 1997

O Livro da Tribo 1997: adesivos e o Potente Órgão

Em 1997, pela primeira vez, o LT veio com uma cartela de adesivos e com uma bolsa plástica no começo. Dentro da bolsa, o leitor recebia um exemplar d'O Potente Órgão, um jornalzinho sobre autogestão editado pelo Grupo Experimental (saiba mais clicando aqui).

Hesse: nascer é destruir um mundo

As páginas internas, como as do verão abaixo, voltam a ser de uma única cor a cada estação.


Yves Saint Laurent também é cultura

Com uma grande estrutura de pessoal - a Tribo, que hoje tem 5 sócios, tinha 20 à época - começávamos a diversificar os produtos. Os adesivos do encarte também eram encontrados para venda avulsa, assim como cartões.

No outono, sempre tons pastéis

Cada página do miolo continha dois dias, à exceção dos sábados e domingos, que eram incluídos numa mesma página com a sexta feira. A inclusão de sábados e domingos na mesma folha também ocorreria no LT compacto, em 2009 e neste ano (2010).


Em Brasília: nada funciona e ninguém sabe o porquê

Alguns jovens ilustradores - Douglas, Caribé, Lenha - começavam a aparecer nas páginas, dando um toque mais brasileiro para alguns textos. Além de amigos, eles inauguravam uma tendência na Tribo: buscar ilustrações inusitadas que fossem além de reproduzir os textos.

Leminski ilustrado por Douglas: longas parcerias

Na última página, também uma novidade que vinha para ficar: o texto de fechamento, que nunca mais deixamos de colocar neste espaço do livro.

Mário Pirata: no ano passado fizemos o impossível

1997 pode ser lembrado como um ano de gigantismo e, porque não dizer, de um certo inchaço. A Tribo ocupava 3 imóveis, um exclusivamente para encontros, projetos e festas - muitas festas. Nunca vendemos tantos livros em um só ano, mais de 160 mil. Nunca fomos tantos, e nunca gastamos tanto tempo e energia administrando nossas crises internas.


Trilhávamos o caminho do excesso que leva à sabedoria - ou, no mínimo, à diversão.

9 comentários:

  1. Foi o primeiro ano em que participei com um poemeto.
    Bom, aguardarei as postagens dos anos seguintes...

    ResponderExcluir
  2. Conheci a Tribo com uma madrinha que já faleceu. E posso dizer que os livros fizeram parte de um período muito bacana da minha vida. De descoberta de mim mesma, de desejos de liberdade, de experimentação. Os livros da tribo acompanharam tudo isso e neles eu registrava meus desejos e tentativas de independência. Eu, com 18 anos, encontrava um espaço e pessoas que expressavam bem o que eu estava descobrindo. Hoje, aos 32, reencontro-os nesse espaço e também em mim, que continuo desejando a liberdade e buscando experimentar a vida. Obrigada, Tribo!

    ResponderExcluir
  3. Quando era pequena tinha os adesivos que eram vendidos separadamente. Gostaria de vê-los novamente nesse site.

    ResponderExcluir
  4. Lindas postagens. Vc poderia postar a pagina do desenho da Vaca Profana? Acho que saiu da ediçao de 96. Gostaria MUITO, pois minha agenda foi roubada na epoca. Beijos

    ResponderExcluir
  5. É, esta música tem mesmo a cara daquela época... Vamos postar sim, mas precisamos de um tempo porque estamos finalizando o Livro da Tribo 2014/2015. Logo mais publicamos, obrigado.

    ResponderExcluir
  6. esse espiral vermelho era um luxo. Vcs podiam aplicar este espiral em alguns modelos, né? bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que você apreciou, Elke! Realmente os espirais coloridos eram o máximo. Infelizmente o material plástico não era muito confiável, quebrava fácil e foi substituído pelo wire-O, mais resistente. Agora estão surgindo novas linhas de wire-O coloridas, esperamos incluir nas próximas edições...

      Excluir
  7. Ganhei a edição de 1996 quando tinha 12 anos!! Confesso que não sabia o que escrever/fazer com o livro, era tudo tão assustadoramente lindo e forte. Passei a usar um anos depois rs Guardo com carinho até hoje =)

    ResponderExcluir
  8. Em meados de 1997 encontrei jogado na rua perto de minha casa, duas páginas arrancadas do LT. A do poeminha do ovo de Hermann Hesse e o do Drummond sobre a verdade essencial. Guardei aquelas páginas intrigada com a originalidade do layout. Na verdade, depois entendi que essas foram as "amostras grátis", que o acaso me presenteou para que depois eu pudesse consumir o produto na íntegra por muitos e muitos anos - até hoje...

    ResponderExcluir