Duas décadas de imagens contando a aventura da Tribo. Clique nas figuras e (com sorte) você as verá maiores.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Segunda e Terceira Edições - 1991/1992

Capas da 2ª Edição: arte da catalã Ana Maria de Beaulieu

     Animados pelo sucesso da primeira edição, republicamos o mesmo conteúdo e imagens no ano seguinte (91) e no outro (92). Refizemos algumas artes, e os fotolitos eram o cúmulo do low-tech. Comprávamos acetato (aquele das transparências, no xerox) em rolos, cortávamos no estilete, fotocopiávamos as imagens nestes acetatos e as banhávamos com nankim – que precisava ser limpo rapidinho, antes que secasse, com chumaços de algodão. Isto página por página, centenas delas. O resultado era algo próximo a um fotolito, só que investindo 10 vezes mais tempo e 10 vezes menos recur$o$....

     A primeira alteração importante foi na tipologia. Embora ainda fosse escrito à mão, a letra desta edição era de Regina, bem mais legível.

A segunda edição, à esquerda: mais legibilidade

     O papel utilizado na primeira edição, com suas cores fortes, foi substituído pelo papel vergé, com cores mais suaves. O vergé tem uma sutil textura canelada e é um papel muito agradável ao toque. Texto e ilustrações continuavam a ser impressos em uma só cor, e tanto a cor do papel quanto da impressão mudavam a cada estação do ano.

Acreditas?

     Os textos destas primeiras edições já tinham uma presença expressiva da poesia. Neruda e Leminski estavam lado a lado com Itamar e Caetano.

Leminski: com i ou y?

     Em 1991, ano da publicação da segunda edição do Livro da Tribo, a AIDS aparecia com força assombrando o contato entre as pessoas. Recorremos ao Gaiarsa:

José Ângelo: sexo é bom

     Também ficava claro desde estas primeiras edições uma postura anti-homofóbica e que reafirmava a liberdade de opção sexual.

Amor: vale a pena

     Embora o conteúdo de textos e imagens destas 3 edições iniciais fosse idêntico, as cores de papel e impressão foram alteradas a cada edição. Além das capas de 1991 que traziam trabalhos da artista Ana Maria de Beaulieu, seguiam sendo feitas capas pintadas uma a uma em serigrafia.

Capas em serigrafia: artesanato

Nenhum comentário:

Postar um comentário