Duas décadas de imagens contando a aventura da Tribo. Clique nas figuras e (com sorte) você as verá maiores.

sábado, 19 de junho de 2010

Quinta Edição – 1994


Novidades de 94: couché e quatro cores na entrada.

     A edição de 1994 estava a meio caminho entre a criação original e o Livro da Tribo como o conhecemos hoje. Já possuía o formato 14X21 cms, de livro, que teria a partir daí até 2009 e de novo neste ano de 2010. Também já apresentava cor nas primeiras páginas, que eram destacadas das demais por serem em couché.


No traço da ilustração, como sempre, ecletismo.

     Também tinha em comum com o Livro da Tribo atual a inserção de um índice telefônico e de uma poesia na última página. Mantinha, porém, a estrutura de mostrar uma semana a cada duas páginas, oriunda da primeira edição do Livro da Tribo.


Uma semana inteira em duas páginas: melhor ter letra pequena.

     As páginas internas também continuavam a ter apenas uma cor de tinta, excetuando-se as entradas de estação, que tinham mais cor. O verão, mostrado acima, era magenta sobre pêssego.

Outono: cinza sobre areia.

     Começávamos a receber as primeiras contribuições de pessoas que, conhecido o LT, resolviam nos enviar textos, normalmente de autores consagrados. A Editora da Tribo ainda não existia com este nome, e o livro ainda era assinado pela Archipélago Editora.


Leminski e Deus: ele cuida de seus assuntos, eu dos meus.

     O inverno era azul sobre verde, uma combinação que já tinha emplacado para esta estação em anos anteriores (acima).


Primavera: muito verde (e Millôr).

     Relendo esta edição hoje, podemos dizer que foi das que mais se dedicou à questão da religião e de Deus. De forma bem humorada ou crítica, o LT se posicionava contra o fundamentalismo e a favor de uma espiritualidade tolerante e inclusiva.

Religião: olhar o próximo.

     De uma certa maneira, esta edição encerra um ciclo na história da Editora. No ano seguinte mudanças radicais aconteceriam em nossa estrutura, com a entrada de muitos novos sócios e o início de uma prática mais generalizada de autogestão. A Tribo despedia-se, ainda sem ser Tribo, de sua primeira fase.

Nenhum comentário:

Postar um comentário